JANEIRO-FEVEREIRO/ 2016
Edição em vigor enviada pelos Correios a todos os cooperados.
Aqui, resumo de algumas notícias publicadas.


MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Mais um ano de sucesso para a nossa UNICRED


Final de exercício, resultado mais uma vez positivo. Realizamos nossa Assembleia Geral Ordinária com demonstrativos vitoriosos. 2015 foi um ano difícil. Enfrentamos uma crise política e econômica em nosso país, considerada uma das mais difíceis e prolongadas na história.

A nossa instituição atuou diante de um mercado repleto de incertezas: inflação elevada, dívida pública sem controle, desemprego e alterações na valorização da moeda.

Além dos problemas internos no Brasil, o país também sofreu com as dificuldades externas, em que países robustos na economia mundial passaram por dificuldades, o que acabou por interferir também no mercado brasileiro.

Mesmo diante de tantas dificuldades, a UNICRED João Pessoa enfrentou seus desafios. Focamos em nosso Planejamento Estratégico e cumprimos em quase sua totalidade os números estipulados para exercício de 2015.

Durante a A.G.O., apresentamos nossos resultados e também o Plano de Ação para 2016. Este ano, atuaremos com a mesma determinação, desbravando as adversidades e buscando os melhores resultados para os nossos cooperados.

O trabalho da nossa instituição é cooperativo. O segredo do nosso sucesso é a união e a credibilidade. Convocamos todos para um exercício de satisfação. Vamos, juntos, construir um ano de grandes e novas conquistas para a nossa Cooperativa.

(ROMILDO COELHO MONTENEGRO / Presidente)

UNICRED inaugura Agência UFPB

Mais uma grande conquista para os cooperados aconteceu logo no início de 2016: a inauguração das novas instalações da Agência UFPB. Com estrutura ampla, com cerca de 450m2, o novo ponto possui dois pavimentos, com 9 salas para atendimento personalizado aos cooperados, bateria com estrutura para até 6 caixas, sala de reuniões.

Segundo informa João Bezerra Júnior, Presidente da Diretoria Executiva, "a Agência UFPB é o quarto ponto de atendimento inaugurado em menos de dois anos de um trabalho de expansão da Cooperativa. Primeiro foi a Agência Guarabira, seguida da Agência Sul, instalada no Mangabeira Shopping, posteriormente a pujante Agência Praia, em comemoração aos 25 anos da UNICRED. Agora, após 12 anos funcionando em um pequeno espaço no Hospital Universitário Lauro Wanderley, chegou o momento de dar maior conforto aos mais de mil cooperados que atuam no Campus Universitário e movimentam a sua vida financeira com a UNICRED".

A inauguração do novo espaço aconteceu dia 1 de fevereiro. Estiveram presentes conselheiros, dirigentes da UNICRED, da Creduni e da Central Sicredi N/NE.

Representantes de Cooperativas, Associações e Sindicatos ligados à UFPB também participaram do evento, que contou com a presença da Reitora Margareth Diniz, do Superintendente do HU, Arnaldo Medeiros, e da Gerente de Atenção à Saúde, Flávia Pimenta.

Em seu discurso, durante o descerramento da placa inaugural, a reitora falou da importância da presença da UNICRED na UFPB, com todas as suas vantagens e diferenciais enquanto Cooperativa de Crédito. Margareth Diniz que é cooperada da UNICRED, enfatizou a importância da parceria e elogiou a beleza da nova agência.

A UNICRED na UFPB está em plena atuação, funcionando a partir das 8h30, com caixas abertos para pagamentos e depósitos até às 16h, de segunda à sexta.

Assembleia aprova Relatório, Demonstrativos Contábeis e procede com a distribuição das sobras de 2015

A UNICRED João Pessoa reuniu seus cooperados em Assembleia Geral Ordinária no dia 11 de fevereiro para apresentação do Relatório de Atividades 2015 e Plano de Ação para 2016. A Assembleia é o órgão máximo do cooperativismo e momento de grande importância, quando são decididos os destinos da Cooperativa. O ponto alto da A.G.O. é sem dúvida o de destinação das Sobras.

"Mesmo em um ano difícil como foi 2015 para a economia no Brasil, a nossa UNICRED conseguiu crescer e trazer bons resultados aos cooperados. Agora é hora de compartilhar nossas conquistas com todos que participam e acreditam na força da nossa Cooperativa", disse Romildo Montenegro, presidente do CONAD - Conselho de Administração da UNICRED João Pessoa, ao apresentar as sobras e juros ao capital de mais de R$ 45 milhões à disposição da Assembleia.

"Este valor, em outra instituição financeira, estaria sendo enviado para os grandes centros financeiros no pais e até no exterior. Mas, na nossa Cooperativa é diferente, ele é rateado com os associados através do depósito em conta corrente, oportunizando a ampliação de seus negócios, o consumo consciente, o pagamento de muitas contas e até o reinvestimento na própria conta capital na Cooperativa", enfatizou o presidente do CONAD.

“Solidariedade inútil”

Texto de Lourival Lopes / Gerente Geral

Sem querer ser chato ou praticar “filosofia barata”, vou me atrever a fazer uma constatação: Precisamos mudar com urgência a nossa “natureza cultural”.

Até mesmo de forma inconsciente, no dia a dia realizamos inúmeras ações que não são, digamos, “politicamente corretas”. Você já ligou “farol alto” para outro veículo transitando em direção oposta, no intuito de alertá-lo para a proximidade da Polícia Rodoviária? Passou ou recebeu mensagem dos amigos em um dos aplicativos que alertam para uma “blitz”? Furou fila de carros ou mesmo de pessoas? Comprou CD ou DVD pirata? Certamente todos nós já cometemos esses “pequenos deslizes”.

Atrevo-me novamente a dizer que até xixi fizemos um dia na piscina! Ou não? Não precisa falar, basta pensar... ou melhor, lembrar.

Acredito que nem todos “querem levar vantagem em tudo”, mas precisamos rever nossos valores, nosso respeito ao ser humano. Um veículo em alta velocidade ou dirigido por alguém embriagado, poderá causar um grave acidente. O direito de preferência numa fila é direito de cidadania. O esforço de um compositor ou cantor merece ser recompensado. Até mesmo o “inofensivo” xixi pode transmitir doenças, além de ser, no mínimo, nojento.

Pequenos atos irrespon-sáveis ou antiéticos podem até evoluir para os “lava jato” da vida, ou melhor, da Petrobrás. “Ninguém merece”. Vamos acabar com a chamada “solidariedade inútil”.

Por falar em valores e solidariedade, neste caso, neces-sariamente útil, a Unicred, preser-vando os princípios do cooperativis-mo, sempre atuou de forma ética, democrática e no interesse da Comunidade. Com responsabi-lidade e profissionalismo, temos instrumentos de fiscalização e controles internos bastante apurados, a exemplo das auditorias interna e externa, controladoria e compliance, além da fiscalização atuante do nosso Conselho Fiscal e do próprio Banco Central.

Pois bem, vamos ter atitude. Chega do “jeitinho brasileiro de ser”. Nossos filhos e netos agradecem muito.

Veja que sempre utilizei a primeira pessoa do plural (nós), pois, da mesma forma que milhares de brasileiros, também estou incluído nos que cometem esses pequenos “equívocos”. Prometo, no entanto, me monitorar e difundir cada vez mais as coisas erradas que NÃO devemos fazer.

E pensar que esse assunto só ocorreu porque um “cara legal” me sinalizou na estrada. Como um Judas, agora o critico. Poxa! Não é que tinha mesmo um radar alguns quilômetros na frente! Que tal valer de agora em diante?




   VOCÊ SABIA      JORNAL UNICRED      CLASSIFICADOS      TARIFAS      FALE CONOSCO      PÁGINA PRINCIPAL