SETEMBRO-OUTUBRO / 2015
Edição em vigor enviada pelos Correios a todos os cooperados.
Aqui, resumo de algumas notícias publicadas.


MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Prevenção como sucesso de uma organização


Para decidir os rumos de uma instituição e elaborar projetos para o seu crescimento, necessário se faz que seja realizado um planejamento em conjunto para que as decisões tenham o sucesso almejado.

Quando observamos que na esfera governamental os rumos estão sendo negociados por cargos, acomodação e atos não recomendados, visualizamos a possibilidade de insucesso de qualquer gestão. As instituições afundam quando perdem a capacidade de se livrar dos atos daninhos, perdendo também o poder de inventar o futuro.

Vivenciamos mais uma crise no Brasil. Entendemos que a resolução do problema não reside nos acordos e reformas políticas, muitas vezes insatisfatórias para o bem do nosso país. A crise política está sendo a grande responsável pelo verdadeiro desastre em nossa economia, com a recessão cada vez maior e comprometendo o desenvolvimento e estabilidade. Não existe liderança e nem credibilidade, contribuindo para o pessimismo e insegurança, tornando-se muito difícil a recuperação.

Os índices comprovam a situação atual e os números para o PIB, inflação, desemprego e juros ficam assus-tadores. Outros exemplos existem. Devemos trabalhar ainda mais para que o impacto político e os desvios da boa gestão no país não inviabilizem o crescimento e a governança de nossa instituição.

Estamos chegando ao final de 2015 com incertezas em relação ao comportamento de economia brasileira e reflexos em relação ao panorama mundial, porém acreditamos na recuperação.

A nossa Cooperativa de Crédito realiza seu trabalho com todos os cuidados necessários, adotando efetivamente práticas de boa gestão e governança, buscando, apesar da crise, alcançar bons resultados.

(ROMILDO COELHO MONTENEGRO / Presidente)

Facilidade para pagamento de 13º

Está chegando o fim de ano. É hora de começar a pensar em como quitar a obrigação legal do 13º salário aos seus colaboradores. Pensando nisso é que a Cooperativa oferece uma linha de crédito aos cooperados Pessoa Jurídica para facilitar o pagamento do “décimo terceiro”, financiando com prazo de até 13 meses.

A linha conta com taxa bastante competitiva e carência de 60 dias. Na Cooperativa, se você antecipar as parcelas, os juros são recalculados para o dia atual e não irá pagar nada pelos juros futuros. Além disso, você não paga o IOF anual de 3% que é cobrado nas demais instituições financeiras. As parcelas são fixas e você sabe exatamente quanto vai pagar até o final do prazo, sem qualquer cobrança adicional de cadastro ou abertura de contrato. E o que é melhor: fazendo um empréstimo na Cooperativa, além de contar com tudo isso, você recebe parte dos resultados quando da distribuição das sobras.

Desconto de 26% nos planos Unimed

A Unimed está com um desconto de 26% nos planos individuais e familiares para cooperados da UNICRED João Pessoa. Para usufruir das condições especiais, o cooperado deve ter mais de seis meses de conta corrente ativa na UNICRED.

Ao aderir aos planos regulamentados individuais e familiares, os associados da UNICRED vão desfrutar de todas as vantagens e benefícios que a Cooperativa médica oferece, como cobertura local, estadual e nacional; opção de acomodações em apartamento e enfermaria; além de planos sem ou com coparticipação. Neste último caso, o cliente ao realizar consultas e exames contribui com uma parte do valor.

VISITA - Os interessados devem solicitar uma visita de um dos consultores de negócios da operadora pela endereço na internet www.unimedjp.com.br, ou através dos telefones 2106-0440, 2106-0645, 0800-7251200. O consultor irá até o local mais conveniente para o solicitante. Quem preferir pode se dirigir ao Departamento de Negócios, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 420, Torre. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.

ESTRUTURA - A Unimed João Pessoa tem a maior e melhor rede de atendimento para cuidar da saúde. São clínicas; hospitais, sendo dois próprios; laboratórios; prontos-socorros; e mais de 1.600 médicos. Além disso, dispõe de local apropriado para atividades de promoção da saúde: o Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

Evento para jovens cooperados

A UNICRED realizou no dia 24 de outubro, no Hotel Littoral, a Fábrica de Líderes, evento voltado exclusivamente a cooperados com idades dos 15 aos 25 anos.

O objetivo do encontro foi o de reunir jovens para o debate de temas atuais, com vistas a prepará-los para o futuro, tornando-os mais competitivos e melhor informados sobre as novas práticas de administração e negócios.

A programação incluiu palestra sobre liderança e workshops com assuntos específicos: administração do tempo, organização financeira e como falar em público.

Com a Fábrica de Líderes, a UNICRED espera estimular o pensamento sobre questões ligadas à liderança, propagando a filosofia cooperativista, fidelizando os jovens com a perspectiva de que possam se aproximar e conhecer mais sobre a Cooperativa.

Para João Bezerra Júnior, presidente da UNICRED João Pessoa, esta foi apenas uma das primeiras iniciativas voltadas aos jovens cooperados. “Diante do sucesso do evento, novas ações serão desenvolvidas e temos a certeza de cada vez mais aproximar este público tão importante para a nossa Cooperativa”, comenta.

Vivendo no mundo da lua

Texto de Lourival Lopes / Gerente Geral

No último dia 27 pudemos contemplar o belíssimo evento da superlua e eclipse total lunar. Como Deus é generoso. A natureza pode nos presentear com esses e muitos outros espetáculos.

Mas não precisamos ir tão alto, basta olhar a nossa volta. Que tal ir à ponta do Cabo Branco e ver a paisagem da nossa orla, ou apreciar a praia do Jacaré, Areia Vermelha, Cachoeira do Roncador, Lajedo de Pai Mateus e muitas outras maravilhas no nosso próprio Estado.

Sempre tivemos uma fascinação por tudo o que é “espacial”. Quem não se lembra do filme “2001 Uma Odisseia no Espaço”, do desenho “Os Jetsons”, dos seriados “Perdidos no Espaço” e “Nacional Kid” (na verdade acho que muitos nem conheceram). Puts! Fui no fundo do baú buscar esse “herói” japonês. Mas, do “Super Homem”, “Guerra nas Estrelas”, “Avatar” ou “Perdido em Marte” que estreou este mês, os mais novos certamente “curtiram” ou ainda “curtem”.

Acho que já vivemos no “mundo da lua”, pois não entendo essa obstinação dos chefes das principais nações desenvolvidas em gastar tanto dinheiro para desvendar os mistérios de um universo tão longínquo e desconhecido, quando no próprio planeta Terra “ainda não fizemos nossa lição de casa”.

Pergunto: adianta saber se tem água em Marte ou na Lua se com muito menos recursos poderíamos descobrir mais água aqui mesmo na Terra ou tratar nossos mananciais para perenizá-la? Será que estão pensando em fazer uma “transposição” da água de Marte? Com certeza deverá ser mais rápida do que a do rio São Francisco e, se for por aqui, possivelmente será feita através de uma espécie de “Transmartebrás”, podendo até surgir algo como operação “Lava Ônibus Espacial” ou, se preferir, “Lava Discovery”, para ficar mais sofisticado.

Enquanto isso... aqui na Terra, a UNICRED, “com o pé no chão”, vai driblando as mazelas da atual situação econômica e continua a trabalhar em prol dos seus associados terrestres, buscando proporcionar-lhes um atendimento “estratosférico”.

E o dólar hein? Já subiu mais que um foguete este ano. Num lance de puro devaneio, me vejo pegando uma carona nessa subida para visitar o espaço sideral, nem que seja para esquecer por alguns momentos as notícias vindas do Planalto, do Congresso, do (...), da (...).

Quer saber de uma coisa? Apesar de ter muito respeito pelo desenvolvimento tecnológico, como o telescópio Hubble, o que precisamos mesmo é de um simples “óculos” para tratar da miopia dos governantes mundiais. Não são ET's que estão sofrendo, tem muita gente morrendo de fome e sede no nosso planeta e, se não for pedir muito, também velar pela paz mundial.

Afinal, a Lua com ou sem eclipse é linda. Mas a Terra é muito mais!




   VOCÊ SABIA      JORNAL UNICRED      CLASSIFICADOS      TARIFAS      FALE CONOSCO      PÁGINA PRINCIPAL