ABRIL-MAIO / 2015
Edição em vigor enviada pelos Correios a todos os cooperados.
Aqui, resumo de algumas notícias publicadas.


MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Podemos realizar mais


O cooperativismo é o lado humano do capitalismo, pois seus princípios de igualdade, de democracia e transparência, representam verdadeiramente a cidadania.

Neste ano de 2015, nossa Cooperativa está completando 25 anos de fundação. Muito foi feito, mas ainda há muito o que fazer. Temos a consciência de que o cooperativismo de crédito é um instrumento importante para o desenvolvimento da economia.

Estamos inseridos neste setor, sendo importante que todos conheçam de maneira mais efetiva a nossa participação no crescimento regional, dividindo resultados para o fortalecimento local.

Um dos nossos diferenciais competitivos é o compromisso com o desenvolvimento da nossa comunidade, reunindo instrumento de alavancagem e distribuição da justiça social. Na certeza de que “juntos podemos mais”, devemos elevar a nossa contribuição para o crescimento compartilhado, participando e entendendo o motivo da existência do cooperativismo.

A imagem de um cooperativismo moderno e democrático ainda não está bem colocada para os vários setores da sociedade. Devemos investir mais, principalmente na qualificação profissional, na atualização permanente dos cooperados e na intercooperação.

A verdadeira participação dos cooperados junto aos destinos da Cooperativa, conjuntamente com a colaboração de dirigentes, conselheiros e funcionários, deverá ser incentivada, construindo algo ainda maior para a nossa região.

(ROMILDO COELHO MONTENEGRO / Presidente)
Inaugurada a Agência UNICRED Sul
A UNICRED João Pessoa inaugurou oficialmente a sua nova agência no Shopping Mangabeira, no dia 20 de março. Com cerca de 380m2, conta com 5 salas individualizadas para atendimento exclusivo ao cooperado, em espaço amplo e confortável funcionando no Shopping Mangabeira, considerado um dos principais polos de expansão comercial da região sul na capital paraibana.

Para João Bezerra Júnior, Presidente da Diretoria Executiva da UNICRED, a Agência UNICRED Sul, como está sendo denominada, “é mais uma grande conquista e demonstra o desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito na Paraíba. Neste novo espaço, disponibilizamos todos os produtos e serviços da Cooperativa, tendo o cooperado a certeza de contar com excelência na qualidade do atendimento, este que é um dos mais importantes diferenciais”.

Durante a inauguração, estiveram presentes cooperados da nova agência, além de conselheiros, dirigentes, empresários e lojistas. A UNICRED Central N/NE também esteve presente ao evento. Em seu discurso, Wilson Ribeiro de Moraes Filho, presidente da Central, comentou da sua alegria em ver a inauguração de mais um ponto de atendimento UNICRED: “o sonho dos 23 cooperados que fundaram a UNICRED João Pessoa mais uma vez se concretiza nesta nova agência e solidifica o desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito em nossa região”.
Cooperados participam de palestras especiais
A UNICRED JP realizou duas palestras gratuitas especialmente elaboradas aos cooperados. Cerca de 200 associados se inscreveram para os dois eventos, realizados no final de março, início de abril.

Para o Diretor Administrativo da Cooperativa, Paulo Valério Nóbrega, “a Cooperativa investe na capacitação dos cooperados nas mais diversas áreas, principalmente oportunizando o tema de debates de grande interesse e procura. Alguns dessas palestras, inclusive, são solicitações que partem dos próprios cooperados e que a UNICRED prontamente torna uma realidade”.

IPHONE - O uso dos smartphones é um assunto bastante interessante nos dias atuais, pois tem mudado o comportamento das pessoas. Foi esse o propósito da palestra sobre os recursos do iPhone na vida pessoal e profissional, possibilitando aos cooperados um conhecimento mais adequado no que diz respeito às ferramentas tecnológicas geradas com a utilização do aparelho.

IMPOSTO DE RENDA - O já tradicional curso sobre IR trouxe as novidades e mudanças na declaração em 2015. Durante a palestra, um profissional especializado no assunto apresentou a melhor maneira de declarar o imposto sem ter dor de cabeça, evitando aborrecimentos futuros com o “leão”. Ao final das palestras, sorteios de brindes ente os cooperados presentes.
UNICRED João Pessoa realiza novo Planejamento Estratégico
A UNICRED João Pessoa realizou nova etapa do seu Planejamento Estratégico. O evento aconteceu no mês de março, reunindo conselheiros, dirigentes e colaboradores. O grupo reavaliou a missão e visão da Cooperativa apontando seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. Também foram realinhadas as metas para o ano de 2015 no que diz respeito à evolução de cooperados, carteira de crédito, aplicações, depósitos e demais itens relacionados aos produtos oferecidos.

A UNICRED Central Norte/Nordeste esteve presente na Planejamento Estratégico. Participaram os dirigentes Wilson Ribeiro de Moraes Filho e Rosandro Montenegro. Wellington Silva, Gerente de Desenvolvimento da Central, foi quem conduziu as principais atividades do Planejamento, conjuntamente com Lourival Lopes, Gerente Geral da UNICRED JP.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta utilizada pela UNICRED João Pessoa para o compartilhamento da gestão diretiva, tornando participativas as atividades e decisões que tem feito da Cooperativa referência no cooperativismo de crédito no país. É por meio dele que são pensadas as ações nos diversos segmentos que compõem a instituição, com ênfase para as áreas administrativa, financeira, gestão de pessoas e portfólio de produtos e serviços. O resultado do Planejamento Estratégico o coope-rado atesta através do contínuo desenvolvi-mento e nos excelentes resultados que a UNI-CRED tem alcançado ao longo dos anos.

Para Romildo Coelho Montenegro, Presidente do Conselho de Administração da UNICRED João Pessoa, “o Planejamento Estratégico é sem dúvida uma das principais ferramentas utilizadas como forma de tornar ainda mais participativa e democrática a gestão da Cooperativa. Todos as principais decisões diretivas passaram inicialmente pelo Planejamento”.
Não adianta cruzar os braços
Texto de Lourival Lopes / Gerente Geral

Durante vários anos, nas manhãs de domingo, uma frase marcou muito nossas vidas: “Ayrton, Ayrton Senna do Brasil”

Não era apenas pelo esporte, pelas vitórias, mas, acima de tudo, por assistir ao extraordinário Ayrton desfilar com a bandeira do Brasil, após mais um triunfo, expressando todo o seu orgulho de ser brasileiro. Uma verdadeira demonstração de patriotismo para os atuais brasileiros que acham que “O Brasil só não cai no abismo porque já roubaram o abismo”.

Talvez por estar escrevendo este artigo no feriado de 21 de abril, dia de Tiradentes, o mártir da inconfidência mineira, sinto-me um pouco, digamos “nacionalista”. Precisamos resgatar o respeito e a altivez do Brasil. Voltarmos a ter a alegria e o amor-próprio em sermos brasileiros. Não necessitamos empunhar armas como no passado de Tiradentes, o voto e o trabalho são os nossos verdadeiros instrumentos de conquistas. Afinal, “Se você não é parte da solução, é parte do problema”.

Foi ainda no dia 21 de abril que ocorreu a primeira vitória de Ayrton na Fórmula1, aos 25 anos, mais precisamente no GP de Portugal. Infelizmente, com muita tristeza, temos que mencionar também o dia 1 de maio, pois marca o fatídico acidente em que ele morreu. Esse batalhador incansável das pistas partiu em pleno dia do trabalho. Insisto em lembrá-lo porque foi uma pessoa que fez muito pelo Brasil, tornando-se ídolo de todos. Mesmo após a sua ausência, o trabalho que realiza o Instituto Ayrton Senna continuará a imortalizá-lo. Ele “é o cara”. Eis mais uma frase de para-choque...ou não: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

Nesse contexto, estamos conscientes de que a UNICRED tem feito a sua parte. Com comprometimento, responsabilidade, profissionalismo e, acima de tudo, muita vontade, temos conseguido um desenvolvimento estável e sustentável ano após ano. Apesar das diversas crises enfrentadas e do momento difícil que vivenciamos, as oportunidades são ainda mais significativas, devendo resultar em benefícios cada vez maiores para os nossos associados e para a comunidade como um todo. Do inesquecível Ayrton Senna: “Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes”.

Ainda hoje estava lendo uma reportagem sobre as conquistas dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, fundadores do 3G Capital, que entre as muitas aquisições internacionais, destacam-se a Heinz, Kraft e Burger King, juntas atingindo valor de mercado de cerca de U$ 50 bilhões, além de serem controladores da AB Inbev (faturamento de U$ 47 bilhões). São também exemplos de brasileiros que demonstram que nem só de corrupção (mensalão, Pasadena, operação lava jato, etc) vive o Brasil. Tem muita gente séria e competente. No “volante” do país, eles certamente não precisariam de 39 ministérios para guiá-lo rumo à vitória. Vamos fazer nossa parte! “É hipócrita quem critica a corrupção genérica e em grande escala e pratica a corrupção cotidiana”.

Mudando de assunto, vamos falar agora de uma data muito importante neste mês de maio: o dia das mães. Falar de mãe é falar em amor, proteção, ensinamentos, saudosismo. A minha homenagem a todas as mães do Brasil, inclusive as mães dos corruptos e corruptores, pois não são culpadas pelas besteiras dos seus filhos... e filhas (deu para entender, né?).

Termino convocando todos a superar essa onda de pessimismo e a vestir a camisa, ou melhor, a “roupa de piloto” do Brasil (felizmente automobilismo não tem copiloto). Por que ficar de braços cruzados se o maior homem morreu de braços abertos?



   VOCÊ SABIA      JORNAL UNICRED      CLASSIFICADOS      TARIFAS      FALE CONOSCO      PÁGINA PRINCIPAL