DEZEMBRO / 2014
Edição em vigor enviada pelos Correios a todos os cooperados.
Aqui, resumo de algumas notícias publicadas.


MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
É hora de planejar o futuro


Concluímos mais um exercício e, apesar das grandes dificuldades no cenário nacional no ano de 2014, nossa Cooperativa apresenta resultados que envaidecem o nosso movimento.

O ano foi de eventos que contribuíram para a fragilidade da economia, a exemplo da Copa do Mundo, eleições, crise da Petrobrás e inflação, além do fraco desempenho dos números econômicos. Com isso, o excesso de gastos públicos em 2014 poderá ter efeitos negativos em 2015.

O Governo Federal anunciou o maior resultado negativo de seu balanço de receitas/despesas nos últimos 20 anos. Surge uma luz: a credibilidade da equipe econômica. Com competência, poderá fazer um bom trabalho para melhorar os índices da economia. É o que esperamos.

Usando as ferramentas mais importantes, como a ética, transparência e Governança, a UNICRED João Pessoa continua crescendo com números que impressonam e que serão apresentados em Assembleia, em fevereiro.

São resultados invejáveis no cenário do Cooperativismo de Crédito. Apresentaremos também projetos e metas para 2015, respeitando a situação econômica atual.

Manteremos nossa posição de destaque entre as Cooperativas de Crédito, crescendo e distribuindo resultados positivos para àqueles que acreditam na UNICRED João Pessoa.

(ROMILDO COELHO MONTENEGRO / Presidente)
Mudança acesso Agência UNICRED no Hospital Unimed
O Hospital Unimed está intensificando a segurança no que diz respeito à entrada de pessoas no ambiente hospitalar, prezando pela saúde dos pacientes e o zelo no atendimento. Com isso, o acesso à agência UNICRED instalada no Hospital será feito de forma exclusiva. Isso quer dizer que apenas os cooperados lotados naquela instituição poderão ter acesso aos serviços, já que haverá a necessidade de identificação dos entrantes.

Muitos cooperados de outras agências utilizam o espaço do Hospital Unimed principalmente para saques no caixa automático. Lembramos que para isso pode ser utilizado o cash do Mag Shopping ou mesmo qualquer terminal da Rede 24 horas. Os cooperados têm direito a quatro saques gratuitos mensalmente na conta UNICRED, independentemente de onde esses saques sejam realizados.
Ser único é ser Platinum!
É cada vez maior o número de cooperados que estão aderindo ao novo cartão de crédito UNICRED MasterCard Platinum. O cartão traz várias vantagens exclusivas e, além de gerar sobras aos associados, conta com programa de bonificação com troca de pontos por milhas aéreas TAM. Cada US$ 1.00 utilizado em compras, ou seu valor equivalente em reais, equivale a 1,5 pontos. Completo e diferenciado, o MasterCard Plati-num oferece os melhores benefícios de um cartão de crédito, com os serviços exclusivos da bandeira. Faça a sua adesão em uma das agências da UNICRED João Pessoa.
Cooperado de João Pessoa emplaca foto no calendário regional UNICRED
Alisson Catão Pereira, cooperado da UNICRED João Pessoa, teve sua foto publicada no calendário 2015. Com o título “Litoral em Camadas”, a imagem traz uma bela perspectiva da praia de Carapibus, no litoral sul, e irá compor a agenda do mês de junho, início das férias. A foto foi escolhida entre mais de 65 imagens que participaram do Concurso Fotográfico do Sistema Unicred Central Norte/Nordeste. Foram impressos 80 mil calendários, distribuídos aos cooperados em toda a região.
O Ano Novo tá aí, e o eleito é... VOCÊ!
Texto de Felipe Gurgel / Comissão de Crédito

Os novos gestores públicos assumiram seus cargos na chegada deste ano de 2015. Nosso país passou pelas mais disputadas eleições presidenciais já vistas na nossa democracia. Ânimos ficaram exaltados em toda a campanha, e os apoiadores dos dois lados se digladiaram em redes sociais. Ao final, muita gente do lado perdedor ficou consternada, perguntando: “e agora?”... Bom, eu lembrei-me de um amigo que, antes da votação, já dizia: “vou votar nulo e não vou ficar discutindo com ninguém, pois estou mais preocupado é comigo!”

Eu não posso dar aval completo a meu amigo, pois sabemos que é saudável participar da política, mas, agora que tudo passou, devemos voltar a olhar, sim, mais para nós mesmos e colocar nossas vidas nos eixos, rechaçando pensamentos negativos e nutrindo o que é bom em nossas vidas e em nosso país. Afinal, o Brasil seguirá em frente de toda maneira, e nós seguiremos nele! Quem estiver de mudança pro exterior, por favor desconsidere a linha anterior...

Nossa vida financeira é uma importante esfera do que somos, já que vivemos em uma sociedade que usa o dinheiro como meio de troca de produtos e serviços. O ser humano tem dois impulsos que vivem em conflito interno: um é o de se manter vivo, e o outro é o de chegar ao fim da vida. Então, estamos sempre lutando para manter nossa vida com boa qualidade, às vezes encarando desafios para ter prazeres (como pagar uma viagem cara), mas também sempre pensando em seguir até o fim da estrada e ter uma reserva financeira ao chegar lá (como calculando a maneira pela qual iremos nos aposentar). Uns gastam pouco e guardam muito; outros o contrário... Qual o certo então? Quantos “por cento” de meus ganhos devo alocar em gastos e em economias?...

Existem estudos sobre isso. Posso citar um número: aconselha-se que a pessoa guarde de 10 a 12% do que ganha para o futuro. Neste número, baseou-se a Lei que instituiu o percentual (12%) de benefício fiscal dado nos planos de aposentadoria privada do tipo PGBL. Então, podemos gastar 88%, certo? Com viagens, comida, roupa, ou um bom celular para ter redes sociais e discutir política nelas...

O conselho maior que eu posso dar a alguém é: ache seu equilíbrio! Guarde um pouco do que ganha e gaste a maior parte vivendo com qualidade, sim, mas observe bem cada ponta destas. Na ponta de gastos, observe como o dinheiro vai. Seu plano de TV paga é o mais vantajoso mesmo? Você usa tudo pelo que paga, ou tem um canal caro ao qual você mal assiste e poderia ser suspenso? E seu banco lhe compensa, ou cobra tarifas pelo que acaba não usando? Neste campo, concordamos que, em nossa Cooperativa de Crédito, você é o dono e tem direito até ao “lucro” do negócio! Aqui, o conselho fica fácil: vem pra cá, pra UNICRED João Pessoa, e pronto!

Na outra ponta, a de economias, onde seu dinheiro guardado será colocado? Se for no colchão, a inflação vai corroer o valor da reserva, e você vai deixar de ganhar juros... Cancela o colchão então! Vem pra nossa Cooperativa e vamos conversar sobre seu dinheiro render e muito!

Não deixe a preguiça te vencer e trabalhe em prol de seu bem-estar financeiro. Use nossa Cooperativa para seu sucesso financeiro, dedique-se a trabalhar e entenda: não interessa se você ficou feliz ou triste com o resultado das eleições, se quem assumiu o cargo público foi aquele em quem você votou ou não, pois o principal eleito já era sabido muito antes desta votação. O eleito sempre foi VOCÊ!



   VOCÊ SABIA      JORNAL UNICRED      CLASSIFICADOS      TARIFAS      FALE CONOSCO      PÁGINA PRINCIPAL